CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Egresso é aceito em dois programas de Residência em Enfermagem Obstétrica

28-02-2019

O enfermeiro Guilherme Corrêa Quinteiro, recém-formado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi aprovado no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP/FASE e também chamado para convocação da residência da mesma especialização pela prefeitura do Rio de Janeiro. Entre as duas opções, por motivos pessoais, ele escolheu se dedicar ao programa de Petrópolis.

Segundo Guilherme, o enfermeiro com especialização em obstetrícia é a peça fundamental para o resgate do parto e nascimento como um evento fisiológico e que deve ser lembrado como um momento prazeroso e positivo na vida das mulheres. “Eu me apaixonei pela saúde da mulher desde o segundo ano da faculdade, quando pude me aprofundar mais sobre a atuação do enfermeiro em todos os ciclos de vida da mulher, desde a infância até a terceira idade. Mas durante todo esse ciclo evolutivo da vida da mulher, o que mais me interessou foi a parte da gestação e do parto”, contou. Para o egresso, a metodologia de ensino em sua graduação o ajudou a definir sua carreira. “O diferencial do Unifeso é o contato direto com o paciente desde o começo do curso, permitindo o desenvolvimento do olhar clínico e reflexivo precocemente. Sempre fui incentivado a continuar os estudos e buscar ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho”, diz. 

O enfermeiro defende ainda que a Organização mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde reconhecem o alto grau de satisfação das mulheres quando têm seus partos assistidos por enfermeiros obstetras, diminuindo o número de intervenções desnecessárias. “Cabe a nós, enfermeiros, a responsabilidade de prestarmos uma assistência humanizada e afetuosa para estas mães”, ressalta. 

Para ele completar sua especialização nesta área da obstetrícia, serão dois anos de residência com carga horária de 60 horas semanais, um investimento que, para Guilherme, será um enorme diferencial no currículo. “Você aprende fazendo e se forma com uma bagagem enorme de experiências e práticas, pronto pra ingressar no mercado de trabalho”, notou. 



Por Giovana Campos

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.