Egresso do curso de Medicina do UNIFESO é eleito Deputado Federal

29-11-2018

O oncologista egresso do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Frederico de Castro Escaleira, também conhecido como Dr. Frederico, foi eleito Deputado Federal por Minas Gerais. Ele é natural de Teresópolis e se candidatou pelo PATRI (Patriota), obtendo 60.950 votos nas Eleições 2018.

Dr. Frederico graduou-se em 2001 e foi trabalhar no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. Mais tarde, mudou-se para São João Del Rey (MG), cidade de sua esposa, que também é egressa do curso de Medicina do UNIFESO, onde foi trabalhar na Santa Casa e, em 2014, assumiu como diretor geral do hospital. O médico liderou, em 2016, uma campanha para arrecadar recursos para concluir o pagamento de um equipamento de radioterapia para a Santa Casa. Após oito meses de campanha, que mobilizou grande parte da cidade, conseguiu o montante de R$ 720 mil para a compra do equipamento.

Porém, após a instalação e inauguração da máquina de radioterapia, houve a ameaça de o serviço não ser autorizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Depois de muitas reuniões e de ação junto ao Ministério Público, percebi que precisava ir além para ajudar os pacientes em tratamento do câncer e a população. Foi aí que resolvi me candidatar”, explicou Dr. Frederico.

Ele conseguiu apoio dos moradores de São João Del Rey e de pacientes de outras cidades que fazem tratamento na Santa Casa e foi o Deputado Federal mais votado da região. “Nós médicos vivenciamos no dia a dia a dificuldade na saúde pública. Pretendo, em meu mandato, conduzir projetos objetivos para a melhorar a saúde da população. Tenho um carinho enorme pelo UNIFESO, instituição em que pude me formar e que me preparou para ser o profissional que sou”, enfatizou.