Egressa de Pedagogia do UNIFESO defende tese sobre a formação continuada de professores

21-09-2017

Apresentando o tema “Formação de Professores Formadores: uma proposta baseada na metodologia por Projetos de Trabalho no Curso de Pedagogia/UNIFESO”,
a pedagoga Gisela Guedes Duarte Silva de Oliveira, formada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) defendeu neste ano sua tese de mestrado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Segundo ela, a pesquisa tem por objetivo geral “analisar como a formação continuada dos professores formadores do Ensino Superior contribui para a implementação de uma proposta inovadora de formação de professores no curso de Pedagogia/UNIFESO”.
Ela justifica o trabalho “pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre propostas de formação continuada de professores que têm o próprio trabalho como conteúdo e local de formação e compreender como essa formação possibilita transformações no próprio trabalho docente”.

Como professora da Educação Básica, orientadora pedagógica há 21 anos e integrante da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, no período de 2012 a 2015,
Gisela conhece de perto a realidade educacional de ensino do município e notou que em diversos momentos houve fragilidades e avanços em relação à formação de professores.
“Fiquei mobilizada pelo interesse em pesquisar a formação inicial de professores e, principalmente, conhecer quem são seus sujeitos formadores”, contou.