CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Cursos da área de saúde promovem ação na Fazenda Ermitage

19-03-2019

Manter em dia os cuidados com a saúde é um desafio para muitas pessoas, seja por falta de tempo, informação ou mesmo dificuldade de deslocamento. Ações em prol da saúde, como a que aconteceu no último sábado, dia 16 de março, na Fazenda Ermitage, chamam a atenção da comunidade quanto à importância de manter esses cuidados. 

Tendo como objetivo a promoção de ações fundamentais para a melhoria da qualidade de vida, os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) montaram, na sede da localidade, diversos estandes durante toda a manhã de sábado. Participaram estudantes e professores dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Farmácia, proporcionando atendimentos gratuitos aos moradores. “Precisamos muito de atenção à saúde aqui. Os estudantes são amorosos e pacientes conosco”, elogiou a dona de casa Luci Antônia Diniz, de 64 anos. 

O estudante Thaynan Aguiar, do terceiro período de Farmácia, contou que o curso agiu com a prevenção quanto à automedicação e interação medicamentosa. “Grande parte da população aqui da Fazenda Ermitage é idosa, sendo que muitos moradores possuem problemas de pressão e fazem uso de diversos remédios, o que pode acarretar outros problemas se não tiver o devido acompanhamento”, disse. Quanto à sua formação, ele acredita que atividades práticas contribuem muito, “pois quando estivermos no mercado, teremos uma boa experiência e estaremos seguros para atuar”.  

Entre as atividades desenvolvidas, também tiveram: estação de vacinação; orientações quanto ao autoexame das mamas, quanto ao Planejamento Familiar, quanto às complicações da hipertensão e do diabetes, e quanto às infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS; além de verificação de glicemia capilar; verificação de oximetria de pulso; verificação de pressão arterial; avaliação postural; avaliação do IMC; e orientação sobre alimentação saudável. Também teve exposição sobre doenças causadas pelos vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, além de orientação sobre Saúde Bucal e Escovação, com distribuição de kits com escova, fio dental e pasta de dentes, para adultos e crianças; e vacinação em animais; orientação ao cuidado com os animais e zoonoses.



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.