Bauhaus, ícone mundial de arquitetura e design, completa 100 anos

08-03-2019

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo tiveram, dia 7 de março, uma aula especial sobre a Escola de Bauhaus, uma das mais importantes escolas de artes e arquitetura do mundo, que celebra 100 anos em 2019. A Bauhaus foi uma escola de vanguarda alemã e uma das mais importantes expressões do Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do planeta.

A professora Cristina Reis, da disciplina de Estética e História da Arte, explicou aos alunos que a Bauhaus foi fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropious, em 1919. O termo em alemão “SttatlichesBauhaus” significa "casa de construção".

Formada por um grupo eclético de artistas industriais, engenheiros, arquitetos, pintores, artesãos e designers, a Bauhaus representou um centro de apresentação das novas tendências artísticas modernas, onde se destacaram Wassily Kandinsky e Paul Klee, como docentes da Escola. Entretanto, com a chegada dos ideais nazistas na década de 30, a Bauhaus foi encerrada e seus professores e alunos perseguidos pelo Estado alemão.

Na cidade de Dessau, a Bauhaus continuou de pé, mas foi seriamente danificada por ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1974, o prédio da Bauhaus foi colocado na lista da Alemanha Oriental de monumentos históricos de valor nacional e internacional e, dois anos depois, iniciou-se uma reconstrução abrangente. Com a instalação de um centro de ciência e cultura, foi iniciada a revitalização do conceito da Bauhaus, a que se seguiu, em 1994, a criação da Fundação Bauhaus. Em 1996, a Escola foi inserida na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Imagem: Google