A Arte de Cuidar

O Enfermeiro é, hoje, um dos profissionais mais requisitados na área da saúde, considerando a ampla gama de possibilidades para sua atuação. Além dos Hospitais, Clínicas, Ambulatórios, Consultórios, Unidades Básicas e Secundárias de Saúde, Docência nos Cursos de Formação Técnica e Superior (graduação e pós-graduação), surgem outras opções de trabalho em Empresas, Escolas, Creches, Casas de Repouso e Instituições que hospedam ou de alguma forma atendem a idosos com necessidades de atenção à saúde.

Na rede pública, a Estratégia Saúde da Família absorve cada vez mais Enfermeiros devido a sua competência e versatilidade para a produção de cuidados a partir das necessidades de saúde da população. Nas áreas de resgate, urgência e emergência, bem como cuidados domiciliares a atuação do Enfermeiro é imprescindível.
 
Além disso, o profissional pode atuar na gestão de serviços e como autônomo em clínicas e consultórios próprios atuando na promoção da saúde e na prevenção de agravos a todos os ciclos da vida, inclusive dedicando-se a grupos com necessidades especiais de acompanhamento, como portadores de estomas, feridas, clientes em tratamento de doenças crônicas em que o autocuidado precisa ser monitorado.

O Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO

Em 2015, o Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO comemora 30 anos de excelência na formação de Enfermeiros. A proposta do curso é formar Enfermeiros capazes de responder às necessidades de saúde da população brasileira, garantindo o equilíbrio entre a excelência técnica e a relevância humana na formação e na atuação profissional. O Enfermeiro, junto à equipe de saúde, precisa entender as demandas das pessoas em todas as suas dimensões e, produzir cuidados integrais desde as atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças até àquelas que envolvam serviços com maior complexidade tecnológica.

Para isso, o Projeto Pedagógico do Curso objetiva a formação do enfermeiro por competências, entendidas como a mobilização de conhecimentos e habilidades no exercício da prática profissional, em diferentes contextos. Os estudantes são estimulados, durante toda a formação, a "aprender a conhecer", "aprender a fazer", "aprender a conviver" e "aprender a ser". Essa é a inovadora metodologia que desenvolve uma postura pró-ativa e autônoma na construção dos conhecimentos e no desenvolvimento das competências. Ao mesmo tempo, o contato com a realidade e as demandas da área de saúde, é garantido desde o início do curso, sempre sob a supervisão de professores altamente qualificados.
As atividades práticas se perfazem ao longo da formação nas Unidades Básicas, Secundárias e Hospitais, Rede de Escolas do Ensino Fundamental e Médio, Empresas privadas, Serviços de Pronto Atendimento, além de visitas técnicas a serviços que oferecem significativa formação em decorrência de suas especificidades contextualizadas ao momento de estudo. 

Coordenadora: Profa. Selma Vaz Vidal
Horário: 2ª a 6ª feira de 13h às 22h
E-mail: coordcursoenfermagem@unifeso.edu.br
Tel.: (21) 2641-7034 / 2641-7098
Campus Sede: Av. Alberto Torres 111 - Alto Teresópolis/RJ
Portaria: nº 589/06 D.O.U. 12/09/2006
Duração: cinco anos
Turno: Noturno