Palestrante: Prof. Frederico Barreto Kochem

Descrição:
Objetivos:

Fundamentos da Imaginologia:
• Compreender os princípios básicos da formação de imagens, incluindo os fundamentos físicos por trás dos diferentes métodos de aquisição;

• Familiarizar-se com os termos e conceitos utilizados na imaginologia e compreender a importância da qualidade da imagem.

Radiografia simples:
• Aprender a interpretar radiografias simples e identificar as estruturas anatômicas e patologias mais comuns;

• Entender as indicações e limitações da radiografia simples na prática fisioterapêutica.

Tomografia computadorizada:
• Compreender os princípios da tomografia computadorizada e sua aplicação clínica;

• Identificar as vantagens e desvantagens da tomografia computadorizada em relação a outros métodos de imagem;

• Interpretar e correlacionar os achados da tomografia computadorizada com a avaliação clínica do paciente.

Cintilografia e densitometria ósseas:
• Conhecer os princípios da cintilografia óssea e densitometria óssea;
• Compreender as indicações clínicas e os protocolos de realização desses exames;
• Interpretar os resultados da cintilografia e densitometria óssea para auxiliar no diagnóstico e tratamento de condições musculoesqueléticas.

Ultrassonografia:
• Aprender os princípios básicos da ultrassonografia e suas aplicações clínicas na fisioterapia;
• Identificar as estruturas anatômicas visualizadas na ultrassonografia e suas características distintivas;
• Desenvolver habilidades para realizar exames de ultrassonografia básica e interpretar os achados relacionados à prática fisioterapêutica.

Ressonância nuclear magnética:
• Compreender os princípios físicos da ressonância magnética e sua utilização na prática clínica;

• Identificar as indicações e contraindicações da ressonância magnética;

• Interpretar e correlacionar os achados da ressonância magnética com a avaliação clínica, contribuindo para a elaboração de um plano de tratamento eficaz.