*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenadora: Danielle de Paula Aprígio Alves.
Duração: 4 anos.
Turno: Manhã ou Noite.
Titulação: Bacharel em Terapia Ocupacional.
Quadro dos Cursos - Reconhecimento, Coordenadores e avaliação do MEC
Quadro com Turmas, vagas oficiais, Integralização, CH, hora aula e Reconhecimento dos cursos de graduação 2024
Mensalidade para o ano de 2024.
Normal: R$ 1.664,55
Com desconto de adimplência*: R$ 1.622,94
* Pagamento até o 5º dia útil com adimplência de 2,5% (dois e meio por cento);
* Pagamento até o dia 10, sem desconto de adimplência e sem juros e multas;
* Pagamento após o dia 10 sofrerão os acréscimos legais.
Ao ingressar no Unifeso no segundo semestre de 2024, através da Redação On-line ou da nota do Enem, você garante 50% de bolsa durante todo o curso.
A Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do indivíduo em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. O curso de Terapia Ocupacional do Unifeso visa formar Terapeutas Ocupacionais com formação generalista e amplo conhecimento, capazes de desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde a indivíduos cujo desempenho ocupacional encontre-se comprometido por disfunções orgânicas, psíquicas e/ou sociais, sendo capaz de atuar na educação, gestão, vigilância em saúde e outras áreas.
Estudantes do ensino médio, profissionais da área da saúde ou outros ligados ao cuidado do indivíduo, da família e da comunidade, gestores, empreendedores atentos às demandas do mercado de trabalho pela profissão, indivíduos que desejem desenvolver-se academicamente para ampliar sua formação e trabalhar em pesquisa e inovação.
O campo de atuação do Terapeuta Ocupacional abrange hospitais, ambulatórios, centros de reabilitação, instituições geronto-geriátricas, centros de convivência, escolas e clínicas especializadas, centros de saúde, creches, empresas, consultórios, atendimento em domicílio, instituições de ensino e de pesquisa, instituições penais, entre outros, devendo atender ao sistema de saúde vigente no país, assim como de outras políticas públicas, numa ação interdisciplinar.
O curso terá uma estrutura que permitirá vivenciar as diversas áreas de atuação do Terapeuta Ocupacional por meio de potentes cenários de prática próprios:
Formar Terapeutas Ocupacionais para atuar, conhecer e aplicar adequadamente os procedimentos terapêuticos ocupacionais, capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, bem como a nível educacional e social dentro dos preceitos éticos, deontológicos e humanísticos.
O egresso do curso de Terapia Ocupacional tem o perfil que favorece a atuação com indivíduos e grupos, nas diversas faixas etárias, com alterações no desempenho ocupacional ocasionadas por déficit cognitivo, sensório-motor e psicossocial, em todos os campos de atuação da profissão. Será capaz de avaliar, emitir diagnóstico terapêutico ocupacional, prescrever, executar métodos e técnicas terapêuticas ocupacionais e dar alta; prevenir o agravamento de desordens crônicas; contribuir no diagnóstico clínico; promover e restabelecer as funções biopsicossociais; contribuir para otimizar o período de recuperação; restabelecer a capacidade laborativa; promover a adaptação e integração social; examinar a estabilidade da recuperação.
As estratégias de ensino utilizarão aulas teórico-práticas - em ambientes presenciais e virtuais - e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O estudante aprenderá por meio de sua inserção em cenários práticos desde o primeiro período - IETC - Integração Ensino, Trabalho e Cidadania -, facilitando a compreensão das discussões em sala de aula e ampliando as vivências da atuação do Terapeuta Ocupacional, do trabalho interdisciplinar e das necessidades do cidadão, aperfeiçoando habilidades específicas para a sua formação. Durante todo o curso, os estudantes serão incentivados a participar de programas de monitoria e de iniciação científica, além de congressos, seminários e atividades de extensão, visando à formação diferenciada e à contribuição com a ciência mediante publicações dos resultados alcançados.
A Terapia Ocupacional faz parte dos serviços de saúde prestados em hospitais, centros de reabilitação, instituições geriátricas, programas de atenção básica, domiciliar, escolas e clínicas especializadas, instituições de custódia, programas nas comunidades e em outras organizações que provêem serviços de prevenção e/ou reabilitação, contribuindo para a recuperação e adaptação do indivíduo em conjunto com os outros membros da equipe. Nos últimos anos, a Terapia Ocupacional vem se desenvolvendo e expandindo sua área de atuação, sendo reconhecida pelo poder público e pela sociedade como uma profissão que atua no atendimento de demandas do processo saúde-doença e nas áreas sociais, educacionais e humanistas.
No momento atual, o mercado de trabalho para Terapeutas Ocupacionais está em expansão, oferecendo oportunidades nas áreas de atenção básica, saúde mental, saúde da criança e do adolescente, saúde do idoso e saúde do trabalhador, políticas sociais e no ensino superior, com ofertas de vagas disponibilizadas nos setores público e privado, e em diversos locais de atuação, como hospitais, centros especializados, clínicas, instituições de longa permanência de idosos, ONGs, presídios, creches, clubes e academias, consultórios, oficinas terapêuticas, escolas e comunidades, além de inserção em atividades de gestão, auditoria, vigilância em saúde, controle e avaliação, epidemiologia, dentre outras.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.