CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




Sistema Integrado de Bibliotecas do UNIFESO

O Sistema Integrado de Bibliotecas do UNIFESO - SIB UNIFESO, formado pela Biblioteca Central no Campus Sede e por mais duas unidades setoriais nos demais campi, possui o objetivo de auxiliar docentes, discentes, pesquisadores, funcionários, egressos e usuários externos em suas pesquisas e trabalhos acadêmicos por meio de uma plataforma interativa de consulta ao acervo físico e digital, a qual permite a catalogação de todo o material disponível e sua disposição e disponibilização entre as unidades.



CONSULTA AO ACERVO

Nossas Bibliotecas

Biblioteca Central Giorgio Mazzantini

Endereço:
Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
(Avenida Alberto Torres, 111 - Alto - 25964-004)

Horário de Funcionamento:
de segunda a sexta, das 8h às 22h30
Sábado, das 8h às 12h.

Setor de Periódicos:
de segunda a sexta, das 8h às 21h 

Biblioteca Prof. Dr. Edgar Efraim

Endereço:
Campus FESO ProArte
(Rua Gonçalo de Castro, nº 85 - Alto - 25960-090)

Horário de Funcionamento:
de segunda a quinta, das 16h às 22h
Sexta, das 17h às 22h

Biblioteca Quinta do Paraíso

Endereço:
Campus Quinta do Paraíso
(Estrada da Prata, s/n - Prata - 25.976-340)

Horário de Funcionamento:
de segunda a sexta, das 8h às 22h

Nossos Serviços

CIRCULAÇÃO E REFERÊNCIA

Atendimento presencial aos usuários que visam aprofundar-se em seus estudos, com livre acesso nas Unidades Central e Paraíso.

RESERVA

Sempre que o exemplar físico esgotar-se, é possível reservá-lo por meio do link disponibilizado na página de consulta ao acervo.

SUMÁRIOS CORRENTES

Em formato virtual, possibilita examinar o conteúdo dos periódicos correntes por meio do link aberto na página de consulta.

CAPACITAÇÃO EM BASES DE DADOS

Treinamento individual ou coletivo (oficinas), direcionado à utilização prática das bases de dados assinadas e/ou de acesso livre.

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Facilita o acesso a documentos existentes em bibliotecas nacionais ou estrangeiras, podendo suprir qualquer defasagem do acervo.

CÓPIAS

Periódicos e livros destinados à consulta local podem ser fotocopiados dentro da Instituição, conforme Lei de Direitos Autorais.

INTERCÂMBIO

Método de divulgação da produção científica da Instituição e suprimento de falhas de coleções, realizado com outras bibliotecas.

VISITA ORIENTADA

Objetiva apresentar e orientar a utilização das bibliotecas aos usuários, bem como divulgar os serviços e recursos disponíveis.

Biblioteca Virtual

A biblioteca virtual se apresenta como modelo de alternativa que visa ampliar a disponibilidade e as condições de busca e a recuperação da informação de forma globalizada, racional, pertinente e qualitativa, unindo o acesso remoto ao local.
Ela viabiliza o acesso a milhares de títulos das mais variadas áreas do conhecimento, graças a uma ampla rede de bases de pesquisa com quem o UNIFESO mantém convênio.

Conheça nossas bases de pesquisa

Minha Biblioteca

Saiba Mais

Rede Informática de Medicina Avançada

Saiba Mais

EBSCOhost

Saiba Mais

Dúvidas Frequentes

Podem ser retiradas três publicações por vez, pelo prazo de 7 dias corridos, com exceção das literaturas, cujo prazo é 15 dias.
Não, todos os usuários devem apresentar a carterinha com o código de barras.
Não, o documento de identificação é pessoal e intransferível, e portanto somente o titular pode retirar materiais da biblioteca.
Porque ficam reservados para consulta local nas bibliotecas.
A penalidade está prevista na Portaria PO/DG/F/003/04 de 11/06/2004, medida que visa evitar que os livros fiquem retidos por longo tempo por um usuário, em prejuízo dos colegas.
Não, a multa só é contabilizada e paga mediante a devolução do material.
As bibliotecas do SIBFESO mantém convênios com algumas instituições, e podem solicitar cópias de documentos por meio do serviço de comutação bibliográfica.
Sim, todas as unidades possuem sinal de internet sem fio (wi-fi).

Para realizar a reserva online de livros, siga as instruções abaixo:

  1. Pesquise o material desejado na página de consulta ao acervo da Biblioteca;

  2. Uma vez exibido o resultado, clique na aba “exemplares” para verificar a disponibilidade do material. O sistema só autoriza reserva de volumes físicos caso não estejam disponíveis para o empréstimo imediato;

  3. Será exibido na parte superior da tela seguinte, mensagem indicando se existe fila de espera para o exemplar escolhido;

  4. A seguir, preencha os campos obrigatórios: login (RA)/ Senha / Código Impresso e confirme: sua reserva foi concluída!

  5. Para consultar a reserva efetuada acesse o link para o “Meu Pergamum” no canto superior direito da tela da pesquisa inicial;

  6. Preencha os campos de login (RA) e senha, cofirme o código impresso e clique em “acessar”;

  7. Logado, serão exibidas as opções: título (s) reservado (s), situação do exemplar, posição na fila de espera, além da possibilidade de cancelamento.

A comunidade externa que desejar fazer pesquisas nas bibliotecas do sistema deve atender às especificidades contidas na Portaria PO/GR/A/031/17, ou seja, estar cursando ensino fundamental ou médio ou atuar em comprovada atividade de pesquisa ou, se estrangeiros, participar de intercâmbio científico e/ou pesquisas. No momento do cadastro presencial, fique atento às regras de utilização do setor e documentos exigidos para esta classe de usuários.

Links Interessantes